A Explorar
Cursos de Água
Localizada no Alto Tâmega, Ribeira de Pena reúne o melhor de Trás-os-Montes e do Minho, assumindo-se como um destino de turismo natureza por excelência. Planaltos e montanhas majestosas, vilas e aldeias históricas intocadas, águas termais purificantes e curadoras são alguns dos atrativos do concelho, que é atravessado pela beleza dos rios Tâmega, Póio, Louredo e Beça.
Encante-se com a Cascata Cai d’Alto, uma queda de água com 60 metros de altura, muito procurada por quem gosta de fazer caminhadas ou praticar canyoning.
A canoagem é outra das formas de usufruir destes cursos de água, com o rio Póio a ser, por muitos, considerado como um mais bonitos e secretos do país, graças às várias lagoas aos grandes rochedos e escarpas.
- in Expresso.pt
BTT/Trail
Para aqueles que apreciam férias ativas, temos muitas sugestões em Ribeira de Pena. Use o nosso Guia de Viagem como fonte de inspiração para planear a sua próxima aventura e explorar descrições e detalhes dos percursos mais bonitos Bicicleta de Montanha.
TT Motorizado
A Rota do Póio TT começou por ser um passeio todo o terreno para motos de 2 e 4 rodas organizado por um grupo de amigos Pilotos de C@fé, amantes das motos de enduro, que se uniram a outras entidades para garantir que o evento corresse da melhor forma.
- in RotadoPoioTT
A Praia fluvial de Cerva situa-se no coração da Vila de Cerva, a escassos 5Km da Casa do Cerrado.
Junto às águas cristalinas do rio Poio, nasceu uma área de lazer, relvada, com 2 piscinas extra para as crianças mais pequenas, e um bar de apoio com esplanada. Um local de excelência para passar o dia, ou só mesmo aproveitar um fim de tarde.
A construção desta ponte foi realizada em 1913, com o objetivo de estabelecer comunicação entre as freguesias de Salvador e Santo Aleixo de Além-Tâmega.
A ponte encontra-se suspensa por arames torcidos sobre si mesmos, ao longo de quase 20 metros, que se apoiam em pilares graníticos em cada lado da ponte. O passadiço de madeira tem 1,5 metros de largura e serve de base às paredes laterais da estrutura, também em cabos de arames.
Reza a lenda que a ideia para esta construção se deveu ao Padre Álvaro Pimenta que, vendo-se privado de bacalhau para a sua consoada devido ao rigoroso inverno não permitir atravessar o rio, ordenou que o bacalhau cruzasse o rio através de um cabo de arame e uma roldana.
Devido à construção da barragem de Daivões, a ponte foi movida encontrando-se, atualmente, a poucos metros acima da antiga localização, na margem direita do rio.
- in PenaTour2020