A Degustar
Gastronomia Típica
Falar de Gastronomia em Ribeira de Pena é falar de marcas do passado ligadas a uma economia de tradição agrícola, das histórias das suas gentes. É pois falar de cultura. É relembrar Camilo que aqui casou e viveu. Camilo que nos “Doze Casamentos Felizes” escreveu: “Vamos ao caldo, - disse uma das seis velhas…As alfaias únicas eram algumas colheres de pau. (…) Seguiu-nos para a mesa uma grandíssima gamela de batatas com a tona e, ao lado das batatas, uma escudela de sal. Mais de cinquenta dedos, incrustados de lama empedrada, convergiam sobre a gamela (…) Fiquei atónito, quando vi aquela gente rolar as batatas na escudela do sal e comê-las assim (...) estonei a batata salguei-a e soube-me que nem manjar de anjos. Em seguida ao aprezigo, veio o caldo: era de leite.” Pratos típicos de uma região onde tudo continua a nascer puro e natural: uma fritada de peixes do rio com arroz das vessadas, ou umas trutas do rio Beça; o cabrito das terras altas do Minho, e a vitela Maronesa; os Milhos, que podem ser ricos ou pobres; as couves com feijão. À sobremesa, as morcelas doces e o sarrabulho doce. A chila no forno. As maças Pipo de Basto. Para acompanhar qualquer um destes autênticos petiscos nada melhor do que um vinho de estalo, o vinho verde da Região.
- in C.M. Ribeira de Pena
Fim de Semana Gastronómico dos Milhos
Realizado habitualmente durante o primeiro fim de semana de Março, este evento resulta de uma parceria entre Município de Ribeira de Pena e o Turismo do Porto e Norte de Portugal e tem como principais objetivos dar a conhecer esta iguaria que é considerada a mais tradicional do concelho, potenciar o território assim como valorizar a cozinha regional e os seus sabores ancestrais como meio de atração turística.
A abundância de milho por todo o território, levou à utilização deste cereal na gastronomia regional. Os milhos representam o ex-libris gastronómico do concelho de Ribeira de Pena e podem ser “esfuçados”, quando elaborados com carne de porco, “escornados”, se levarem carne de vaca, ou mesmo “esgravatados”, se acompanhados com carne de galinha. Caso incluam na receita as três carnes, chamam-se Milhos “ricos”. Não esquecendo o cabrito assado, as couves com feijões e a saborosa carne maronesa que merecem o devido destaque, assim como as sobremesas nas quais não podia faltar a reconfortante chila no forno.
Para apreciar e degustar os famosos Milhos, é dirigir-se aos 6 os restaurantes aderentes a esta iniciativa: Biclaque (Pena Park Hotel), Cantinho do Churrasco, Central, Pena Aventura, São Pedro e Tasca do Xico, abrangendo todas as refeições compreendidas entre o jantar de Sexta-feira e o almoço de Domingo. Além disso, os restaurantes vão presentear, aos clientes que optam pelos Milhos, um copo de vinho da região como jeito de “boas vindas”.
Também vão ser envolvidos os Empreendimentos Turísticos que irão efetuar 10% de desconto nas duas noites (Sexta e Sábado) a quem visitar o concelho no fim de semana, nos preços alocados pelos próprios empreendimentos. São 7 os empreendimentos turísticos aderentes: Pena Aventura, Pena Park Hotel, Hotel de Cerva, Casa do Tapadinho, Casa dos Codessos, Casas do Caminho Velho, Casa Campelos.
(..)
Este evento, promovido pela Câmara Municipal de Ribeira de Pena em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, tem como objetivo dar visibilidade à cozinha local através da valorização deste prato típico, de modo a atrair mais visitantes ao nosso concelho.